Guitarra Jazz Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Julie London e Barney Kessell

Ir para baixo

Julie London e Barney Kessell Empty Julie London e Barney Kessell

Mensagem  Carlos Campos Sex 27 Fev - 23:59

Transcrevo aqui um artigo do Roberto Menescal na Guitar Player Brasil sobre o impacto do disco de 1955 "Julie is Her Name" de Julie London com Barney Kessell:


“Para os guitarristas chegados a um repertório mais jazzista, recomendo um disco gravado em 1955 chamado Julie Is Her Name. É um trabalho da cantora Julie London, com os músicos Barney Kessel (guitarra) e Ray Leatherwood (baixo acústico).

Na época, a maioria dos cantores tinha acompanhamentos de orquestra. Isso nos impossibilitava saber o que os guitarristas estavam tocando. Julie Is Her Name, entretanto, veio com uma concepção nova. Eram apenas dois grandes músicos tocando com Julie.

Quando, ainda garoto, ouvi o disco, minha cabeça explodiu. Pela primeira vez pude notar com clareza uma infinidade de acordes, praticamente todos novos. Junto com outros guitarristas da época, comecei a tirar alguns desses acordes. Isso equivaleu a um curso intensivo de música e nos adiantou em quase dez anos de aprendizado.

Não me lembro quem me mostrou Julie Is Her Name, mas essa pessoa não sabe o serviço que prestou à música brasileira. Foi daí em diante que nossas composições e harmonias se enriqueceram de maneira incrível. Todo guitarrista de jazz que escutar hoje esse trabalho ficará surpreso com o que foi feito há mais de 50 anos.

Ali está uma lição de como acompanhar um cantor de forma sutil e elegante, sem interferir no canto, mas respondendo a cada frase do interprete. Nos solos, é arrasador! Esse disco foi lançado em CD juntamente com o volume 2 desse projeto”.


fonte: http://guitarplayer.uol.com.br/eurecomendo/view.asp?id=1225

Carlos Campos
Admin

Mensagens : 49
Data de inscrição : 07/12/2008
Idade : 61

https://guitarrajazz.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos