Guitarra Jazz Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Toninho Horta

3 participantes

Ir para baixo

Toninho Horta Empty Toninho Horta

Mensagem  Carlos Campos Qua 10 Dez - 11:29

Gosto muito do Toninho Horta. Tenho ele como uma referência. Vejam este vídeo:

Carlos Campos
Admin

Mensagens : 49
Data de inscrição : 07/12/2008
Idade : 61

https://guitarrajazz.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Toninho Horta Empty Se você conseguir reparar, vai me ver tocando a guitarra base...

Mensagem  Nelson Faria Qua 10 Dez - 17:41

Bacana ver este video. Eu estou tocando a guitarra base... lá se vão uns 20 anos ou mais dessa gravação. Foi um programa da TV Manchete. Tocar na banda do Toninho foi uma experiencia incrível para mim. Eu tinha uns 25 anos e aprendi muito.

Nelson Faria

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Toninho Horta Empty Re: Toninho Horta

Mensagem  Carlos Campos Qua 10 Dez - 21:57

Nossa! Que surpresa, Nelson! Eu juro que não tinha percebido que era você!
Quem vai entrar no forum é o Luiz Pinho, seu aluno.
Abração!

Carlos Campos
Admin

Mensagens : 49
Data de inscrição : 07/12/2008
Idade : 61

https://guitarrajazz.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Toninho Horta Empty Re: Toninho Horta

Mensagem  Carlos Campos Sex 12 Dez - 8:59

... e esta Telecaster, Nelson. Ainda tem ela? Ontem estava escutando o Ed Bickert ...

Carlos Campos
Admin

Mensagens : 49
Data de inscrição : 07/12/2008
Idade : 61

https://guitarrajazz.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Toninho Horta Empty Re: Toninho Horta

Mensagem  godinho Ter 16 Dez - 13:11

Me impressiona o fato do Toninho Horta ter "inventado" um jeito de tocar. Eu nunca ouvi ninguém tocar como ele, parando nas notas que ele pára. Certa vez, mandei um vídeo do Toninho Horta improvisando para um fórum de jazz gringo e os caras odiaram. Provavelmente porque estão bitolados na linguagem do "BeBop" e fechados para qualquer outra sonoridade. Louco isso, né? Aproveitando, é um prazer estar no fórum com o Nelson Faria, um dos guitarristas brasileiros que eu mais admiro. ;-) Parabéns pela música e pela brilhante carreira.

godinho

Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Toninho Horta Empty Re: Toninho Horta

Mensagem  Carlos Campos Ter 16 Dez - 13:53

Seja bem vindo, Godinho!
O fraseado do Toninho Horta é fantástico! Compartilho com você. É fonte de muita inspiração ... e olha que muita gente já bebeu desta fonte!
Quanto ao Bebop, posso citar Antonio Carlos Jobim "Se você é músico mediocre, ruim, faça música brasileira. Se você é mais ou menos, faça música brasileira e se você é um gênio, faça música brasileira, porque lá fora eles fazem muito bem a música deles". É mais ou menos isto o que ele disse em entrevista que foi reprisada no programa Radiola do último domingo.
Este conselho do Tom Jobim me conforta, afinal de contas sou bem "ruinzinho", estudo um pouco as teorias e métodos jazzisticos, mas em se tratando de fraseado, busco a linha dos brasileiros!
Aliás, tenho uma teoria maluca na minha cabeça sobre fraseado americano e brasileiro: tenho sempre a impressão de que os brasileiros tendem a frasear com notas contíguas, um fraseado mais linear, sem grandes saltos, intervalos, o contrário dos americanos que adoram um fraseado mais "disléxico". Claro que é uma generalização, e é quase uma heresia tal catalogação, mas sinto desta forma!
Abraços a todos!

Carlos Campos
Admin

Mensagens : 49
Data de inscrição : 07/12/2008
Idade : 61

https://guitarrajazz.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Toninho Horta Empty Re: Toninho Horta

Mensagem  godinho Ter 16 Dez - 20:46

É, depende muito do guitarrista. Tem gringos que são muito melodiosos, soando muito parecido com os improvisos da nossa música. Um exemplo é o Pat Metheny, na minha opinião. Outros já são mais "virtuosos" (não que o Pat não seja), priorizando mais a técnica. Eu acho o Pat Martino um pouco assim. Bom, mas quem sou eu. Eu também sou do time dos ruinzinhos que tem a esperança de um dia tocar direito algum improviso de jazz, hahaha. Falando nisso, segui teu conselho e me inscrevi no site do Jimmy Bruno, ainda não tive tempo de fuçar muito, mas pelo conteúdo "free" me pareceu bem legal. Ele parece saber deixar o assunto "jazz" bem simples, sem complicar demais. A maioria dos métodos só complica, cá entre nós. abs!!

godinho

Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Toninho Horta Empty Re: Toninho Horta

Mensagem  Carlos Campos Seg 22 Dez - 12:11

godinho escreveu:É, depende muito do guitarrista. Tem gringos que são muito melodiosos, soando muito parecido com os improvisos da nossa música. Um exemplo é o Pat Metheny, na minha opinião. Outros já são mais "virtuosos" (não que o Pat não seja), priorizando mais a técnica. Eu acho o Pat Martino um pouco assim. Bom, mas quem sou eu. Eu também sou do time dos ruinzinhos que tem a esperança de um dia tocar direito algum improviso de jazz, hahaha. Falando nisso, segui teu conselho e me inscrevi no site do Jimmy Bruno, ainda não tive tempo de fuçar muito, mas pelo conteúdo "free" me pareceu bem legal. Ele parece saber deixar o assunto "jazz" bem simples, sem complicar demais. A maioria dos métodos só complica, cá entre nós. abs!!

Que bom que você entrou na escola do Jimmy Bruno, Godinho! Estou no level 1 há mais de um ano! É que é bem complicado conciliar o trabalho, família e os estudos. Só agora nestes últimos três meses é que estou com uma certa regularidade nos estudos diários ... Acho muito importante ter um mestre e ter aulas regulares em pessoa. O problema é que no meu trabalho, simplesmente têm épocas em que é impossível ter um tempinho para estudar. Tive aulas no passado, mas acabava que sempre ficava ausente por longos períodos, o que prejudicava o aproveitamento. O esquema de aulas com o Jimmy Bruno para mim não é o ideal, mas está servindo muito como uma oportunidade de ter contanto com um "gringo" da guitarra e na medida do meu tempo, conforme a possibilidade.
Abração!

Carlos Campos
Admin

Mensagens : 49
Data de inscrição : 07/12/2008
Idade : 61

https://guitarrajazz.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Toninho Horta Empty Re: Toninho Horta

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos